
A inflação para o mês de janeiro é a mais baixa desde 1994, quando o Plano Real foi implementado. O índice foi de 0,16%, puxado pela queda nos preços da energia. Os preços de alimentos e transportes, por outro lado, seguiram subindo.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Em relação ao índice registrado no mês de dezembro, o IPCA de janeiro registrou uma desaceleração de 0,36 ponto porcentual frente a alta de 0,52% do último mês. Nos últimos doze meses, a inflação acumula 4,56%, uma desaceleração quando comparada ao registrado em dezembro, de 4,83%.
Os preços de transportes subiram 1,3% no mês, com impacto de 0,27 ponto porcentual sobre o índice, enquanto o grupo de alimentos e bebidas teve uma alta de 0,96% e impacto de 0,21 ponto porcentual na inflação.
Por outro lado, a desaceleração no ritmo da inflação foi influenciada principalmente pela queda de 14,21% no preço médio da energia elétrica residencial, devido à incorporação do Bônus de Itaipu nas faturas do mês.
A energia faz parte do grupo de Habitação, que recuou 3% em janeiro e contribuiu com um impacto negativo de 0,46 ponto porcentual para o IPCA do mês.