BandNews FM

Inflação desacelera e fica em 0,21% em junho na comparação com maio, diz IBGE

Maior impacto veio de Alimentação e bebidas; batata inglesa teve alta de mais de 14%

BandNews FM

Inflação desacelera e fica em 0,21% em junho na comparação com maio, diz IBGE
Agência Brasil

A inflação oficial do país desacelera e fica em 0,21% em junho deste ano, na comparação com maio, quando o número ficou em 0,46%. 

Segundo o IBGE, no ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo acumula alta de 2,48%. Em junho de 2023, a variação havia sido de -0,08%.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta. O maior impacto veio de Alimentação e bebidas. A batata inglesa teve alta de mais de 14%. No caso do leite, o aumento foi de cerca de 7%. Por outro lado, a cenoura caiu 9,4% e a cebola, 7,49%. 

Já o setor de Transportes registrou queda, em parte, com destaque para redução de 9,8% das passagens aéreas. Porém, em relação aos combustíveis, houve alta da gasolina (0,64%) e do etanol (0,34%).

A tendência é que para os próximos meses o valor da gasolina siga aumentando. Nesta semana, a Petrobras anunciou um reajuste na venda da gasolina de R$ 0,20 por litro. Com isso, o combustível vai custar R$ 3,01 para as distribuidoras.

O cálculo do IPCA de junho se baseou em preços coletados entre 30 de maio e 28 de junho comparados com os valores referentes ao período de 1° a 29 de maio.

Tópicos relacionados