Inflação sobe 0,41% em novembro e preços acumulam alta de 5,13% no ano

Índice anual está acima da meta de inflação do Banco Central, que é de 5%

Rádio BandNews FM

O aumento da inflação foi influenciado principalmente pela alta dos itens de Transporte. Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil
O aumento da inflação foi influenciado principalmente pela alta dos itens de Transporte.
Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, tem alta de 0,41% em novembro e acumula elevação de 5,13% neste ano. O dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (09) foi influenciado principalmente pela alta dos itens de Transporte.

Em 12 meses, a inflação está em 5,90%. O índice está acima do intervalo da meta do Banco Central, que previa uma inflação de 3,5%, com intervalo de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Segundo o IBGE, o item Alimentação e Bebidas, com alta de 0,53%, foi a segunda cesta que mais influenciou.

No setor de transportes, o aumento dos combustíveis no mês de novembro foi o mais sentido.

Sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em novembro. O setor de Vestuário apresentou a maior variação, com aumento 1,10%, e alta pelo quarto mês seguido.

Entre os produtos alimentícios, o leite longa vida teve queda de 7,09% no mês passado. Apesar da redução, alta acumulada do leite chegou a mais de 77% em 2022.

Já o setor de Saúde e cuidados pessoais teve uma pequena desaceleração, de 0,02%, em relação ao mês anterior.

De acordo com a colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, a inflação ficou abaixo do previsto e o número divulgado já era esperado pelo mercado financeiro.