Termina nesta sexta-feira (10) o prazo para a inscrição de estudantes que desejam participar do Fies de 2023. Neste primeiro semestre, foram disponibilizadas 67 mil vagas em instituições privadas. Todo o processo seletivo é realizado no Portal do Fundo de Financiamento Estudantil.
Os interessados podem escolher até três opções de cursos e o resultado dos pré-selecionados será divulgado na próxima terça-feira (14). Entre os dias 15 e 18 de março, os aprovados devem complementar a inscrição, quando será pedido a apresentação de documentos para celebrar o contrato de financiamento.
O Fies é o programa do governo federal que financia a graduação de alunos com renda de até 3 salários mínimos por integrante da família. O estudante tem até 20 anos para pagar o financiamento a juros mais baixos que os praticados pelo mercado.
O candidato precisa ter feito uma das provas do Enem entre 2010 e 2022, ter somado média de 450 pontos na avaliação e não ter zerado a redação.
INADIMPLÊNCIA
Na última segunda-feira (6), o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou que as taxas de inadimplência do Fies estão altíssimas. Dados do FNDE apontam que R$ 11 bilhões em parcelas que já deveriam estar pagas estão em aberto. Quase um milhão de estudantes estão inadimplentes.
No Ministério da Educação, um grupo de trabalho foi criado para discutir mudanças no programa. Em 180 dias, uma proposta de reformulação do Fundo de Financiamento do Ensino Superior. Entre as instituições privadas, existe a expectativa de aumento no número de vagas oferecidas.
Em janeiro, para garantir a continuidade do programa, o Ministério da Fazenda liberou R$ 500 milhões para a regularização de pagamentos do Fies