Instituto Butantan inicia produção da vacina brasileira ButanVac

Governo do Estado de São Paulo Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo

BUTANVAC

O Instituto Butantan anunciou nesta quarta-feira (28) o início da produção da vacina ButanVac, que será integralmente produzida com matéria-prima nacional.

O primeiro lote da ButanVac terá 1 milhão de doses e a previsão é ter 18 milhões de doses prontas para serem distribuídas até a primeira quinzena de junho, aguardando apenas a aprovação da Anvisa para ser comercializada.

Sobre o pedido de aprovação dos testes em humanos, o governador João Doria pediu senso de urgência para a Anvisa na análise da documentação e citou a demora na aprovação da Coronavac, vacina em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

A Anvisa solicitou novos documentos para aprovar os testes necessários para a liberação da ButanVac, sendo assim, o prazo previsto inicialmente para a análise do pedido do estudo, foi paralisado para aguardar o envio as novas informações solicitadas ao Butantan. A agência alega que faltam 40 documentos para avaliar os testes.

O Instituto Butantan, no entanto, destaca que até o segundo semestre tem condições de produzir 40 milhões de doses da ButanVac, podendo alcançar de 100  a 150 milhões até o final do ano, dependendo da liberação da Anvisa.

Os prazos estipulados pelo Instituto inicialmente eram os seguintes:

Primeira fase de produção do dia 28/04 a 18/05, com a pretensão de ter 6 lotes de vacinas, totalizando 6 milhões de doses.

Já a segunda fase, do dia 14/05 a 01/06, também com 6 lotes para distribuição, assim como a terceira fase, indo do 28/05 a 15/06.

Totalizando 18 milhões de doses ao final deste semestre.

VACINAÇÃO

Durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (28), o governo de São Paulo anunciou a antecipação da entrega de mais um lote com 600 mil doses da Coronavac para o Ministério da Saúde, que será entregue na sexta-feira (30/04).

Anteriormente, a entrega estava prevista para o dia 03/05.

A Coronavac representa cerca de 84% de todas as vacinas disponíveis no Brasil.

A próxima entrega da Coronavac, prevista para o dia 05/05, aguarda insumos da Sinovac para continuar a produção.