O Itamaraty divulgou, nesta segunda-feira (29), um alerta para que brasileiros que estejam na Venezuela ou tenham viagens programadas ao país para que evitem aglomerações e tenham "ciência dos riscos".
O país vive um cenário de tensão e incerteza após o contestado resultado da eleição que, segundo os órgãos oficiais venezuelanos, reelegeu Nicolás Maduro.
Manifestantes contrários ao regime foram às ruas protestar e pedir transparência na contagem de votos: eles acusam o atual governo de fraudar o processo.
O Brasil ainda não reconheceu o resultado da eleição e aguarda a divulgação de dados da votação para se manifestar. Estados Unidos, União Europeia, Argentina, Chile e Uruguai não reconheceram o resultado.
Confira abaixo a nota completa do Itamaraty:
"Em vista dos recentes acontecimentos na Venezuela, o Ministério das Relações Exteriores recomenda que brasileiros e brasileiras residentes, em trânsito ou com viagem marcada no país acompanhem a página e as mídias sociais da Embaixada do Brasil em Caracas, mantenham-se informados sobre a situação de segurança nas áreas onde se encontram e evitem aglomerações."