BandNews FM

Itens que compõem café da manhã brasileiro têm alta, segundo IPCA-15

Café, leite e pão francês tiveram aumento de mais de 8%

Café, leite e pão francês tiveram aumento de mais de 8%, segundo IPCA-15 Foto: Reprodução/ Internet
Foto: Reprodução/ Internet

O café da manhã mais comum entre milhões de brasileiros, conhecido como o pão francês, café e leite acumulou alta no preço.

O pão francês teve aumento de 8,5% desde agosto do ano passado.

O dado foi apurado no último mês de julho pelo IPCA-15, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, do IBGE.

No entanto, o pão de sal não foi o mais atingido pelo aumento.

O leite sofreu alta de 11% e o café moído, um dos principais acompanhamentos, teve montante de 13% a mais no preço.

A resposta dos consumidores ao aumento é se adaptar. A dona Nilza Goes por exemplo já está diminuindo a quantidade de itens na cesta de compras por causa do preço dos produtos. Segundo ela, tirar os itens básicos da lista de compras não é uma opção, Nilza continua comprando, mas “tudo com certo limite.”.

A alta afeta não só consumidores como também os pequenos negócios.

Fabiane Moreira é gerente de uma delicatessen, loja que vende iguarias geralmente de difícil preparo e produção, teve que diminuir a produção para não repassar o aumento aos clientes.

“A gente vai fabricando de acordo com a venda. A gente faz reposições... Não fabrica a quantidade que fabricava antes.”, disse a gerente.

Além de economizar e comprar alimentos em menores quantidades, os consumidores podem recorrer a substituição. A nutricionista Jessica Couto, conta que um bom substituto para as proteínas encontradas no leite e queijo pode ser o ovo.

Além disso o café pode ser substituído por chá verde ou preto que contém cafeína. O pão francês por tapioca, torradas ou cuscuz de milho.

Acrescentar frutas a dieta também é uma opção já que esse alimento apresentou baixa, além de ser saudável.

Apesar do aumento no café da manhã, itens que geralmente compõe o almoço dos brasileiros como o arroz, cebola e batata-inglesa apresentaram queda de preço segundo o IPCA do mês de julho.