BandNews FM

Japão e Filipinas suspendem alerta de tsunami após terremoto em Taiwan

O terremoto de magnitude 7,5 é o mais forte a atingir a ilha de Taiwan em 25 anos, conforme a Administração Central de Meteorologia do país.

BandNews FM

Ilha de Okinawa
Ilha de Okinawa
Agência Pública do Japão NHK

Japão e Filipinas cancelam alerta de tsunami, enquanto o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico disse que a ameaça aos Estados Unidos "passou em grande parte".

Ondas de tsunami foram observadas nas costas de Taiwan e no extremo sudoeste das ilhas japonesas depois que um terremoto de magnitude 7,5 atingiu Taiwan na manhã de quarta-feira, 03, noite de terça-feira,02, pelo horário de Brasília.

Não houve relatos imediatos de grandes danos causados por essas ondas.

  1. As autoridades confirmaram que pelo menos quatro pessoas morreram em Taiwan com o terremoto, enquanto as equipes de resgate estão retirando pessoas presas em prédios que desabaram.
  2.  

Segundo a CNN internacional, em Taiwan, as alturas do tsunami atingiram quase meio metro, em Chenggong, aproximadamente 100 quilômetros ao sul do epicentro do terremoto.

As alturas observadas dos tsunamis são medidas em águas abertas e podem atingir níveis significativamente mais altos quando atingem a costa.

No Japão, uma onda de menos de um metro atingiu a ilha de Okinawa.

Nas Filipinas, o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia disse que "nenhuma perturbação significativa do nível do mar" foi registrada desde o terremoto.

Para os Estados Unidos, incluindo o Havaí, a ameaça de qualquer risco de tsunami "passou em grande parte", disse o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

O Centro de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos também aconselhou as agências governamentais a "monitorar as condições na costa para determinar se e quando é seguro retomar as atividades normais".

Ondas de tsunami com menos de um metro ainda podem ser observadas nas costas de Guam, Indonésia, Marianas do Norte, Palau, Filipinas, Coreia do Sul, Vietnã e Yap.