Japão promete U$ 25 bilhões para conter queda da taxa de natalidade

Em 2022, país registrou a menor taxa de nascimento, com 800 mil bebês

BandNews FM

Japão promete U$ 25 bilhões para conter queda da taxa de natalidade
Japão promete U$ 25 bilhões para conter queda da taxa de natalidade
Agência Brasil

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, anunciou um plano de auxílio para as famílias japonesas na tentativa de conter a queda na taxa de natalidade no país. O programa de estímulo divulgado na quinta-feira (1º) envolve o desembolso de US$ 25 bilhões, cerca de R$ 127,3 bilhões, em três anos.

O plano prevê apoio financeiro aos que se tornarem pais, auxílio no financiamento da educação dos menores, do pré-natal e um programa com horários mais flexíveis para os responsáveis. A fonte dos recursos não foi divulgada pelo governo.

Em 2022, o Japão registrou o menor número de nascimentos desde que contabiliza o dado. Foram 800 mil japonesinhos. Ao todo, são 125 milhões de habitantes.

Ao se reunir com ministros e especialistas, Kishida afirmou que a medida busca combater o colapso na taxa que caiu para um nível “sem precedentes”. Ele também diz que a intenção é “aumentar a renda dos jovens e a geração que está na idade de criar crianças”.

O Japão é a terceira maior economia do mundo e vive um desafio demográfico por ter mais de 26% da população com mais de 60 anos.