O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, faz as primeiras ligações diplomáticas depois de tomar posse. O democrata conversou com o presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador, e com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.
Os líderes de Estados Unidos e México falaram sobre temas relacionados à migração e à pandemia da Covid-19.
López Obrador foi um dos últimos líderes a parabenizar Biden pela vitória e tinha uma relação próxima com o ex-presidente Donald Trump.
Durante a campanha eleitoral de 2016 e ao longo do mandato, o republicano afirmou que gostaria de construir um muro na fronteira com o México e que mandaria a conta para os mexicanos.
Na última quarta-feira (20), o presidente americano assinou um decreto que revogava a construção do muro proposto por Trump e regularizava a situação de cerca de 700 mil jovens que estavam nos Estados Unidos de maneira irregular.
A administração de Barack Obama havia estabelecido um programa de assistência chamado DACA, que protegia esses jovens de serem deportados, contudo, o republicano tinha demonstrado o desejo de extinguir o programa.
Já o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou que ele deve ser reunir com Biden em breve. O premiê canadense tinha ótima relação com o ex-presidente Barack Obama e não era próximo de Donald Trump.
Ottawa e Washington discordam sobre a construção do gasoduto Keystone XL, apoiado pelo Canadá e que tem oposição dos Estados Unidos.