
Vários jogadores que atuam no futebol brasileiro se manifestaram nesta terça-feira (18), pelas redes sociais, contra a instalação de gramados sintéticos em estádios que recebem as competições profissionais. A campanha defende que todos os locais tenham grama natural.
Entre os que aderiram ao movimento estão o astro Neymar, hoje no Santos, os atacantes Gabigol e Dudu, do Cruzeiro, o zagueiro Thiago Silva, do Fluminense, e o meia Philippe Coutinho, do Vasco.
O meia-atacante Lucas Moura, do São Paulo, que foi um dos primeiros a falar sobre o assunto, usou palavras semelhantes às afirmações dadas em entrevista exclusiva à BandNews FM. “Isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim”, disse o jogador.
Além da qualidade dos gramados, o principal argumento dos atletas é o risco de lesões graves. Hoje, na Série A do Brasileirão, o Allianz Parque, do Palmeiras, e o Engenhão, do Botafogo, possuem grama sintética já instalada, enquanto a Arena MRV, do Atlético-MG, está com a implantação em andamento.
Em nota, o Palmeiras afirmou que o gramado do estádio Allianz Parque é certificado pela FIFA e que inspeções anuais são feitas desde 2020 para que se respeitem os mesmos parâmetros dos pisos naturais. Ainda disse que não há comprovação científica a respeito da associação entre grama sintética e aumento do risco de lesões.