Jogos de Fla, Bota e Flu pela Libertadores geram alerta de segurança no Rio

Mais de dois mil policiais militares e civis vão atuar durante as partidas que acontecem nesta quarta (18) e quinta (19)

Adrielly Souza

Jogos de Fla, Bota e Flu pela Libertadores geram alerta de segurança no Rio
Tumultos entre as organizadas nos arredores do estádio é uma das maiores preocupações da PM (Créditos: Agência Brasil)
Tumultos entre as organizadas nos arredores do estádio é uma das maiores preocupações da PM (Créditos: Agência Brasil)

A partir desta quarta-feira (18), o Rio de Janeiro vai ser palco de três partidas importantes da Libertadores da América.

O Maracanã recebe o duelo entre Fluminense e Atlético-MG, às 19h. Cerca de 50 mil torcedores devem estar presentes no estádio. Em seguida, às 21h30, Botafogo e São Paulo se enfrentam no Nilton Santos; na quinta-feira (19), Flamengo e Peñarol (URU) jogam também no Maracanã, também às 19h.

A maratona de jogos com a presença de torcidas mandantes e visitantes ao mesmo tempo no Rio de janeiro está classificada em relação ao risco como "bandeira vermelha", que determina o fechamento do entorno dos estádios três horas antes do início de todos eles.

A Polícia Militar (PM) divulgou que irá fazer o acompanhamento do público nos meios de transportes, vias expressas, pontos de chegada de ônibus fretados, como o Centro e a Zona Sul do Sul, e da Rodoviária do Rio, na Zona Portuária. Além de apresentarem mais de dois mil policiais militares e civis para atuarem durante os três eventos.

Tumultos entre as organizadas nos arredores do estádio é uma das maiores preocupações da PM, que ressalta a cultura de proximidade afetiva e união entre os grupos. Historicamente, uma das torcidas do Atlético-MG é aliada dos vascaínos, assim como os são-paulinos são próximos a um núcleo organizado do Flamengo.

O porta-voz da PM, Maicon Pereira, destaca a existência de um mapeamento com locais já conhecidos como encontro de torcedores para brigas, e que isso gera atenção para outros batalhões, além daqueles sediados próximos ao local das partidas.

“Temos que estar sempre atentos em todos os lugares. Brigas podem ocorrer no fim da partida, mas podem ser marcadas antes por redes sociais, por exemplo”, finaliza Pereira.

Em decorrência das partidas da Libertadores, o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios determinou a interrupção de férias e folgas aos policiais militares para garantir contingência máxima.

Além disso, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou nesta terça-feira (16) que será decretado ponto facultativo nos dias dos jogos.

Tópicos relacionados