BandNews FM

José Mauro Coelho pede demissão da presidência da Petrobras

Governo vinha pressionando pela saída do presidente da petroleira; reunião do Conselho de Administração deve definir um substituto temporário

Rádio BandNews FM

José Mauro Coelho também renunciou ao cargo de membro no Conselho de Administração
José Mauro Coelho também renunciou ao cargo de membro no Conselho de Administração
Foto: REUTERS/Sergio Moraes

A Petrobras informou na manhã desta segunda-feira (20) que José Mauro Coelho pediu demissão da presidência da estatal. O executivo é o terceiro a comandar a companhia no governo Jair Bolsonaro e ficou no cargo por pouco mais de dois meses.

"A nomeação de um presidente interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras a partir de agora", afirmou a companhia em um comunicado publicado.

José Mauro Coelho também renunciou ao cargo de membro no Conselho de Administração da empresa.

O executivo vinha enfrentando pressão do governo para deixar o cargo. Jair Bolsonaro já indicou Caio Paes de Andrade para o cargo de presidente, mas o nome dele precisa ser aprovado pela política de governança interna e há uma demora no trâmite.

A colunista da BandNews FM Mônica Bergamo adiantou que José Mauro Coelho tinha anunciado a decisão de renúncia para outros conselheiros da estatal. Ele usa a saída do cargo para evitar a criação de uma CPI contra a petroleira.

HISTÓRICO

O economista Roberto Castello Branco foi o primeiro a assumir o comando da Petrobras, logo depois das eleições de 2018. Ele foi demitido em fevereiro do ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro, que alegava não estar satisfeito com a mudança no preço dos combustíveis.

Em seguida, quem entrou foi o general Joaquim Silva e Luna, que permaneceu no cargo até março deste ano. Ele foi demitido em abril por ter seguido a lógica de mercado para definir os preços.

O governo indicou o economista Adriano Pires e o empresário Rodolfo Landim para ocupar o posto de presidente e presidente do Conselho da estatal, mas ambos negaram o cargo por conflitos econômicos. José Mauro Coelho assumiu a estatal no dia 14 de maio e se segura no cargo desde que Caio Paes de Andrade foi anunciado como substituto.

Tópicos relacionados