Judiciário retorna do recesso nesta semana

No STF, pautas podem gerar desgastes entre Poderes

BandNews FM

Judiciário retorna do recesso nesta semana
No STF, pautas podem gerar desgastes entre Poderes
Agência Brasil

Os principais órgãos do Poder Judiciário voltam do recesso de julho a partir desta quinta-feira (1º).  

A sessão de abertura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acontecerá na quinta, já com os preparativos para as eleições municipais de outubro.   

Durante o pleito, o TSE será presidido pela ministra Cármen Lúcia, e a vice-presidência ficará com o ministro Kássio Nunes Marques, ambos do Supremo Tribunal Federal (STF).   

O STF está funcionando em sistema de plantão, o vice-presidente da Corte, Edson Fachin, assumiu a primeira metade do mês de julho e o presidente Luís Roberto Barroso assumiu a segunda metade e deve continuar até a volta completa dos trabalhos, em 1º de agosto.    

No Supremo, o segundo semestre pode ter pautas que tragam mais desgastes entre o Judiciário e o Legislativo. O Plenário do STF precisa validar ou derrubar a decisão do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu a resolução do Conselho Federal de Medicina, que proibia a prática do aborto por assistolia fetal após 22 semanas de gestão.   

O tema gerou repercussão no final do primeiro semestre, ressuscitando a discussão no Congresso de um Projeto de Lei que equipara a prática do aborto depois das 22 semanas com o crime de homicídio, inclusive no caso de a gestação após estupro.  

A aprovação da urgência do tema na Câmara dos Deputados foi motivo de reação da sociedade e suscitou protestos em diversos pontos do país. 

Tópicos relacionados