Dez judocas brasileiros estão pré-convocados à disputa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A primeira de duas listas foi divulgada nesta quinta-feira (04) pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô).
A grande expectativa estava sobre a categoria feminina até 57kg. A menos de quatro meses dos Jogos na capital francesa, apenas 207 pontos separam Rafaela Silva e Jéssica Lima no ranking olímpico. Campeã no Rio de Janeiro, em 2016, Rafaela ocupa o 9° lugar e foi a escolhida nesta disputa particular com Jéssica Lima, 10ª colocada.
O calendário ainda conta com quatro competições que somam pontos no ranking: o Pan-Americano, dois Grand Slams e o Mundial de Abu Dhabi.
Além de Rafaela Silva, o Brasil conta com mais três medalhistas olímpicos, todos de bronze: Mayra Aguiar, Rafael Silva (Baby) e Daniel Cargnin.
Na categoria masculina até 60kg, Matheus Takaki está na zona de classificação, mas com Michel Augusto próximo no ranking. Neste caso, a CBJ optou por não divulgar o pré-convocado, já que a vaga do país ainda está em jogo.
No feminino, o Brasil ainda busca classificações nas categorias -48kg, -63kg e -70kg.
O ranking olímpico será fechado e publicado apenas no dia 25 de junho, mas a segunda lista brasileira será divulgada após o Mundial, entre 19 e 23 de maio.
Confira a lista completa dos judocas brasileiros pré-convocados aos Jogos de Paris 2024:
Feminino
Até 52kg - Larissa Pimenta
Até 57kg - Rafaela Silva
Até 78kg - Mayra Aguiar
Acima de 78kg - Beatriz Souza
Masculino
Até 66kg - Willian Lima
Até 73kg - Daniel Cargnin
Até 81kg - Guilherme Schimidt
Até 90kg - Rafael Macedo
Até 100kg - Leonardo Gonçalves
Acima de 100kg - Rafael Silva