BandNews FM

Juliana Rosa: “Desemprego ainda é problema, mas oportunidades estão em alta”

Os dados de maio do IBGE apresentaram queda de 1,4 milhões de pessoas desempregadas em relação aos três meses anteriores

BandNews FM

Os dados demonstram que têm aparecido mais oportunidades de trabalho.
Os dados demonstram que têm aparecido mais oportunidades de trabalho.
Foto: Agência Brasil

A redução no número de desempregados no Brasil é uma boa notícia para o país, mas ainda está longe do ideal, na avaliação da colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa.

O índice atingiu o menor número para maio desde 2015, com 9,8%, conforme divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (30). O número caiu abaixo dos dois dígitos pela primeira vez desde janeiro de 2016 e mostra expansão do mercado de trabalho com 1,4 milhões de pessoas a menos na fila do desemprego na comparação com o trimestre móvel encerrado em fevereiro de 2022.

Para Juliana Rosa, os dados demonstram que têm aparecido mais oportunidades de trabalho, e os brasileiros estão trabalhando por mais horas. Com isso, a população desalentada também apresentou queda.

A taxa de subutilização, quando se trabalho uma quantidade de horas menor do que o possível, caiu 1,7 ponto porcentual em maio, na comparação com fevereiro. Mas 21,8% dos brasileiros empregados ainda estão subutilizados.

A colunista de economia afirma que a queda da renda dos trabalhadores ainda preocupa, pois diminui o poder de compra. A renda média ficou estável em relação aos três meses anteriores, mas apresenta queda de superior a 7% na comparação anual. Dentre os motivos estão a grande procura por trabalho, que reduz o poder de barganha da população e a inflação, que diminui o poder de compra desses trabalhadores.

Juliana Rosa afirma que o cenário atual não é o ideal, mas as pessoas estão tendo mais oportunidades.

Tópicos relacionados