Juliana Rosa: Difícil de acreditar que orçamento de 2024 terá déficit zero

Ministro da Fazenda rechaçou recuo no planejamento para o próximo ano e afirmou que contas públicas não ficarão no negativo

BandNews FM

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, falou nesta quarta-feira (30) sobre as recentes manifestações do ministro Fernando Haddad (PT), da Fazenda, que confirmou a expectativa do país ter um déficit zero no orçamento de 2024.

De acordo com a jornalista, trata-se de uma meta pouco crível e que não parece ser concretizável para economistas.  

"Esse questionamento não está somente no governo, mas também no mercado financeiro e no empresariado. Quando você pergunta se o governo conseguirá entregar a meta para equilibrar as contas no próximo ano, ninguém acha que vai."

No entanto, a especialista também considerou que é pouco provável que o ministro Haddad recue da promessa de entregar um déficit zero no próximo ano dias após a aprovação do arcabouço fiscal e em meio a negociações com o Congresso por uma maior arrecadação.

"Eles ainda tem um tempo para negociar com os parlamentares, que são difíceis, para poder taxas os fundos exclusivos, investimentos fora do país, apostas esportivas. Jogar a toalha, agora, ai que o Congresso vai fazer 'corpo mole' para aprovar as medidas."

Juliana também pontuou que há uma pressão no Planalto sobre Haddad para que o ministro consiga atingir a meta, já que, somente assim, o governo federal conseguiria ampliar os gastos em investimento sem ter que cortar despesas.