Juliana Rosa: Fôlego no orçamento pode diminuir endividamento dos brasileiros

Dados do setor de serviço mostram que a população recupera, gradativamente, a possibilidade de pagar contas em atraso

BandNews FM

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, comentou durante a manhã desta quinta-feira (10) sobre os dados referente o setor de serviços na economia brasileira.  

Segundo a especialista, houve uma melhora pequena no desempenho do setor em julho na comparação com maio, de 0,2%. Em maio, o crescimento havia sido maior, de 1,4%, em comparação a abril.

Juliana reforça que há uma desaceleração no setor de serviços junto ao comércio, o que mostra o efeito da alta de juros defasada.

No entanto, mesmo com a perda de força dos serviços, houve aumento na área de alimentação. Ou seja, brasileiros que passaram a comer fora, e em alojamentos, em hotéis e pousadas durante viagens.

"O que podemos ver é que, as pessoas estão comendo mais fora [de casa], por conta de uma inflação de alimentos que diminui. Quando há alívio no bolso, há a tendência de gastar com coisas do dia a dia."

A economista pontua que essa é a expectativa para o segundo semestre, de que haja um maior pagamento das dívidas até o fim do ano, em decorrência da baixa na taxa Selic, e que o alívio no bolso da população poderá gerar uma diminuição do endividamento.