Juliana Rosa: Governo precisa acalmar o mercado para não impactar o crescimento de 2025

Colunista repercutiu as avaliações quanto a apresentação do plano de corte de gastos e de isenção do imposto de renda; tramitação e aprovação de parte das medidas acalmaria os ânimos dos economistas

De acordo com a jornalista, o mercado entende que as iniciativas do pacote de gastos foi realizada de maneira açodada e improvisada.  

"O pacote já foi 'meia-boca', você viu a reação negativa. O governo diz que vai economizar R$ 70 bilhões em dois anos. Economistas fazem contas e dizem que são R$ 45 bilhões, que é seguro. O restante são medidas difíceis de medir se serão isso mesmo", informou.

A direção do pacote, no entanto, é considerada boa por desacelerar e diminuir a dívida pública do Brasil nos próximos anos. "O gasto não será cortado, só crescerá de maneira menos acentuada. Isso já vai ser uma medida importante na direção de evitar uma explosão da dívida pública", completou.

Em relação à ampliação na faixa de isenção do imposto de renda, Rosa considerou que é preciso realizar uma discussão séria sobre o assunto já que o "rico paga pouco imposto no Brasil".

"Está muito tumultuado. A gente precisa ver a situação acalmar um pouco, isso vai fazer diferença no crescimento, na continuidade do bom crescimento que estamos vendo da economia brasileiro no ano que vem", finalizou.

Tópicos relacionados