BandNews FM

Juliana Rosa: Queda da inflação era esperada, mas veio melhor que o previsto

Especialista fala sobre os impactos dos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os impactos diretos na vida dos brasileiros da queda da inflação

BandNews FM

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta sexta-feira (26) os números da inflação divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o órgão, a prévia da inflação oficial no mês, ficou em 0,21% em abril deste ano, ou seja, abaixo das taxas em comparação ao mês anterior de 0,36%.

Rosa explica que a desaceleração já era esperada, mas os números divulgados foram melhores do que o previsto. "Previsão média de março para abril era em torno de 0,29%. Noticia boa, inflação reduzindo num ritmo mais rapidamente do que se previa", pontuou.

No impacto, destaque para o setor de alimentos, que ficaram mais caros do que normalmente. No início e no fim de ano há demasiado calor e fortes chuvas, o que impacta diretamente no preço dos alimentos, deixando-os mais caros. Esse ano, no entanto, o impacto foi maior em decorrência do fenômeno climático El Niño.

"Alimentação teve uma inflação menor em março e caiu. Dependendo do que você consome, se sente mais ou menos o nível da inflação. Tomate, cebola, frutas, leite ainda aparecem em alta. Nas quedas, estão as carnes em geral e batata inglesa. A gente já entra num período mais favorável para preço de alimentação. A notícia é boa. Nas coletas de preço, os efeitos climáticos vão saindo e há espaço para alívio no preço da inflação", pontuou.

Tópicos relacionados