Juliana Rosa: 'Queda de braço' entre EUA e China pode causar profunda recessão global

Colunista repercute recentes anúncios dos governos, que se retaliaram com mais uma rodada de aumento de tarifas de exportação; Casa Branca impôs 104% de tarifa, e Pequim, outros 84%

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta quarta-feira (9) a reação da China a mais uma imposição de tarifas de exportação dos Estados Unidos.

Hoje, Pequim anunciou que irá novamente retaliar a Casa Branca e impor uma tarifa adicional de 84% sobre produtos norte-americanos.

Para Juliana, trata-se de uma "queda de braço super perigosa". "Quando a gente acha que não pode piorar, piora mais ainda. Nesse momento, o 'modo pânico' foi totalmente acionado. O ouro, por exemplo, que é sempre um indicador de busca por segurança, está disparando 3%", informou.

A economista ainda ressaltou que um dos problemas com a atual situação econômica no mundo é a falta de referência do quão ruim poderá ser o futuro da economia global.

"O que acontece não é uma perspectiva de piora. Que vai piorar, obviamente isso vai. A questão é o quanto pode piorar. Se perdeu a referência. Se fala que o mundo pode entrar numa recessão profunda, as comparações estão sendo feitas com a Grande Depressão, de 1930", analisou.

Tópicos relacionados