BandNews FM

Juliana Rosa: Trabalhador brasileiro completa um ano sem aumento acima da inflação

Levantamento da Fipe revela que, na prática, não houve ganho algum durante o período analisado

Rádio BandNews FM

O levantamento acompanha negociações registradas no Ministério da Economia
O levantamento acompanha negociações registradas no Ministério da Economia
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) aponta que, no mês de junho, o trabalhador brasileiro completou um ano sem aumento salarial acima da inflação.

Ao comparar o crescimento da inflação e o reajuste salarial dos brasileiros, a pesquisa intitulada de “Salariômetro” revela que o rendimento médio dos trabalhadores ficou igual ou abaixo do aumento dos preços de bens e serviços. Ou seja: na prática, não houve ganho algum durante o período analisado.

O levantamento acompanha negociações registradas no Ministério da Economia. Em junho, o INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que tem por objetivo a correção do poder de compra dos salários –  foi de 8,9% em 12 meses, contra reajuste médio de 8,3%.

Tendência de queda nos preços de alimentos

Segundo informações da colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, há uma tendência de queda no custo de produção de vários alimentos, o que possibilita a redução nos valores de alguns itens básicos na alimentação dos brasileiros ainda no segundo semestre deste ano.

Acompanhe:

Tópicos relacionados