BandNews FM

Justiça do DF arquiva processo contra Lula no caso do Triplex do Guarujá

Juíza da 12ª Vara Federal Criminal de Brasília reconheceu a prescrição do caso; ex-presidente foi preso neste mesmo processo

BandNews FM

Justiça do DF arquiva processo contra Lula no caso do Triplex do Guarujá
Justiça do DF arquiva processo contra Lula no caso do Triplex do Guarujá
Foto: Reprodução

A Justiça Federal do Distrito Federal decidiu arquivar o processo contra o ex-presidente Lula envolvendo o Triplex do Guarujá. A decisão de quinta-feira (27), mas anunciada apenas nesta sexta (28), é da juíza Pollyana Alves, que aceitou a manifestação da Procuradoria da República sobre a prescrição do caso.

Luiz Inácio Lula da Silva ficou preso por mais de 500 dias após ser condenado pelo juiz Sérgio Moro na mesma ação.

No ano passado, o magistrado foi declarado suspeito pelo Supremo Tribunal Federal e o processo foi encaminhado para o Distrito Federal.

Com a decisão do STF, o processo retomou para a etapa inicial e uma nova denúncia poderia ser apresentada, embora nem todas as provas pudessem ser usadas. Mas como os fatos investigados são antigos e anteriores à 2010, o Ministério Público apontou que houve a prescrição da ação.

A juíza da 12ª Vara Federal Criminal de Brasília aceitou os argumentos e determinou o arquivamento definitivo da ação.

Segundo a defesa de Lula, "o encerramento definitivo do caso reforça que ele serviu apenas para que alguns membros do Sistema de Justiça praticassem lawfare contra Lula".

Na época em que o MP pediu o arquivamento do processo, o ex-juiz Sérgio Moro se pronunciou e afirmou que a atitude era um mecanismo para enfraquecer a Operação Lava-Jato: “Manobras jurídicas enterraram de vez o caso do Triplex de Lula, acusado na Lava Jato. Crimes de corrupção deveriam ser imprescritíveis, pois o dano causado à sociedade, que morre por falta de saúde adequada, que não avança na educação, jamais poderá ser reparado”.

O ex-magistrado ainda não se pronunciou sobre o caso nesta sexta (28).

Tópicos relacionados