Justiça do Rio anula liminar contra medidas restritivas

Presidente do Tribunal de Justiça derrubou decisão de juíza que autorizava retorno de todas as atividades na capital fluminense

BandNews FM

Presidente do TJRJ mantém medidas restritivas na capital fluminense Foto: Reuters
Presidente do TJRJ mantém medidas restritivas na capital fluminense
Foto: Reuters

O Tribunal de Justiça do Rio derruba a liminar que anulava os decretos de medidas restritivas na cidade do Rio.

A decisão foi tomada na noite desta quarta-feira (05), pelo presidente do TJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira. No documento o magistrado defendeu que a suspensão dos decretos municipais conduz a uma verdadeira anarquia e ausência de um mínimo de controle pelo ente público da organização social.

A decisão atende a um pedido da Procuradoria Geral do Município.

A liminar anterior da juíza Regina Chuquer da 6° Vara de Fazenda Pública anulava todos os decretos da Prefeitura do Rio sobre as medidas restritivas na cidade, inclusive possíveis decretos que limitem o funcionamento do comércio e a circulação de pessoas. Regina Chuquer alegava que as justificativas oferecidas pelo prefeito Eduardo Paes não tinham juridicidade porque a administração pública não tem autorização para adotar normas não previstas na Constituição.

No dia 20 de abril, a mesma juíza já tinha anulado alguns decretos, mas deixou em vigor as publicações mais recentes do Diário Oficial. Com isso, a Procuradoria Geral do Município entendeu que não precisava recorrer porque as determinações seguiam válidas.

Na terça-feira, o estado publicou um novo decreto sobre medidas restritivas: manteve a suspensão de shows e liberou alguns tipos de eventos com capacidade máxima de 40% em locais fechados e 60% em ambientes abertos.