A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, anunciou o governador de Minnesota, Tim Walz, para ser o vice de sua chapa presidencial nas eleições, nesta terça-feira (6).
Em uma rede social, Kamala oficializou o convite e disse que uma questão pessoal baseou a decisão. “Tenho orgulho em anunciar que eu convidei o governador Tim Walz para ser meu parceiro de chapa. Um dos aspectos que me marcou sobre Tim é o fato de que suas convicções em lutar pela classe média são profundas.”, declarou.
Kamala, que se tornou candidata à presidência pelo Partido Democrata após a desistência de Joe Biden da disputa pela sua reeleição, também cogitava o nome do governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, para o posto.
Tim Walz, por sua vez, respondeu publicamente e disse estar "totalmente dentro". “É a maior honra da minha vida me unir a Kamala Harris na campanha”, escreveu. "A vice-presidente Harris está nos mostrando a política do que é possível. Parece um pouco o primeiro dia na escola”.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em uma publicação no X, disse que Harris tomou uma ótima decisão e que conhece Tim Walz há pelo menos duas décadas.
“A primeira decisão importante que um candidato do partido toma é sua escolha para vice-presidente. E Kamala Harris acertou ao escolher o governador Tim Walz para ser seu companheiro de chapa. Conheço Tim Walz há quase duas décadas, primeiro durante seu tempo no Congresso e como governador. Marido e pai, ele foi professor e treinador de futebol americano no ensino médio, serviu por 24 anos na Guarda Nacional do Exército e se tornou o soldado alistado de mais alta patente a servir no Congresso. Como governador, ele foi um líder forte, íntegro e eficaz”, declarou.
Para Biden, a chapa Harris-Walz será uma voz poderosa para os trabalhadores e a grande classe média dos Estados Unidos. “Eles serão os mais fortes defensores de nossas liberdades pessoais e de nossa democracia […] É hora de todos os democratas — e de todos os americanos — comprometidos com a liberdade, a democracia e a liderança americana no mundo se unirem em torno da chapa Harris-Walz."
A formalização da chapa Harris-Walz deve acontecer até quarta-feira (7). Em Chicago, entre 19 e 22 de agosto, será realizada a convenção do partido.