Os candidatos à Presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris e Donald Trump, participam nesta terça-feira (10) do primeiro debate após a confirmação das candidaturas. A atual vice-presidente e o ex-presidente nunca estiveram frente a frente e se encontram na Pensilvânia, um dos estados considerados indefinidos na disputa pela Casa Branca.
Nos últimos dias, a democrata, que pode ser a primeira mulher eleita presidente da maior economia do mundo, treinou com assessores. Embora tenha sido senadora e ocupe cargos públicos há anos, Kamala é considerada pouco experimentará em debates. Ela passou o fim de semana reclusa e não fez atos de campanha.
Já Donald Trump, um ex-apresentador de televisão, é reconhecido pela retórica agressiva e há dúvidas sobre como responderá às investidas de Kamala.
O encontro é o único agendado pelas campanhas e pode ser o único até a eleição em 5 de novembro. O debate terá 90 minutos e é organizado pela rede ABC News. Apenas os apresentadores farão perguntas aos candidatos e os microfones ficarão desligados enquanto o oponente estive falando.
É esperada uma grande audiência para o programa, que será exibido no horário nobre da televisão americana. Não haverá plateia no estúdio e apenas assessores estarão no espaço destinado aos candidatos.
O debate deve ser utilizado pelos candidatos para ganhar o apoio de eleitores indecisos, principalmente, nos sete estados considerados indefinidos e sem uma tendência clara entre o Partido Democrata ou Republicano. Foi justamente no debate anterior, em maio, que Joe Biden perdeu apoio no partido e foi levado a desistir da disputa eleitoral.