BandNews FM

Lideranças políticas e empresários divulgam manifesto a favor do sistema eleitoral brasileiro

Comunicado não cita o presidente Jair Bolsonaro, mas é categórico ao dizer que “a sociedade brasileira é garantidora da Constituição"

Rádio BandNews FM

Texto foi publicado no mesmo dia em que Bolsonaro foi incluído no inquérito das fakes news
Texto foi publicado no mesmo dia em que Bolsonaro foi incluído no inquérito das fakes news
Foto: Reprodução

Centenas de empresários, economistas, diplomatas e representantes da sociedade civil divulgaram nesta quarta-feira (04) um manifesto em defesa do sistema eleitoral no Brasil. O texto foi publicado no mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro foi incluído no inquérito das fakes news por espalhar notícias falsas sobre as urnas eletrônicas.

Segundo o comunicado, batizado de "Eleições serão respeitadas", “o princípio-chave de uma democracia saudável é a realização de eleições e a aceitação dos seus resultados por todos os envolvidos”.

O manifesto não cita o presidente Jair Bolsonaro, mas é categórico ao dizer que “a sociedade brasileira é garantidora da Constituição e não aceitará aventuras autoritárias”.  

Mais de 260 pessoas assinam o documento. Entre elas, nomes de peso do mercado empresarial e financeiro, como Luiza Trajano, do Magazine Luiza, Pedro Moreira Salles e Roberto Setubal, do Itaú, além dos economistas como Armínio Fraga, Pérsio Arida e Ilan Goldfajn.

INQUÉRITO

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), incluiu nesta quarta-feira (4) Jair Bolsonaro no inquérito das fake news. O magistrado aceitou uma notícia-crime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, o presidente deve ser investigado pelos ataques e as declarações contra a segurança das urnas eletrônicas.

Apesar das alegações, Bolsonaro nunca apresentou provas de fraudes no sistema de votação. Durante uma live da última quinta-feira (29), ele admitiu ter somente indícios de irregularidades: "Não temos provas, vamos deixar bem claro, mas indícios".

Tópicos relacionados