BandNews FM

Lives devem representar 74% do tempo gasto na internet em 2021

Estudo prevê 740 bilhões de horas gastas nas redes ao redor do globo

BandNews FM

Brasil é o segundo país onde as pessoas passam mais tempo na internet por dia.
Brasil é o segundo país onde as pessoas passam mais tempo na internet por dia.
Foto: Pexels

O ano de 2021 deve terminar com o total de 740 bilhões de horas gastas na internet em todo o mundo. As lives devem representar 74% do tempo de navegação, totalizando quase 548 bilhões de horas. Os dados foram compilados pela pesquisa The Evolution of Social Media Report, da empresa App Annie. Segundo o estudo, apenas neste ano, foram baixados mais de 9 bilhões de aplicativos.

As lives ganharam importância com os cantores fazendo shows durante o isolamento social, políticos realizando campanha e anúncios, e até empresas com ações de promoção de imagem. 

A investigação apontou o Instagram, o TikTok e a Twitch como as principais redes sociais nesse cenário.

A jovem Larissa Herbas, de 24 anos, afirma que, durante a pandemia, aumentou o uso da internet, tanto para entretenimento, quanto para fazer compras.

“No começo da pandemia eu baixei o Tiktok para saber como era, conheci lojas que eu não conhecia e acabei comprando uma roupinha. Ainda mais porque a gente não podia ir para shopping e para lugar nenhum. ”

O relatório apontou as transmissões ao vivo e a economia criativa - focada na criação intelectual e cultural - como os principais responsáveis pelo aumento do uso das redes sociais nos últimos 18 meses.

Empresas pequenas vêm se beneficiando da facilidade e baixo custo do uso dessas plataformas para captar clientes. O especialista em marketing digital, Pedro Valério, afirma que o crescimento desse tipo de estratégia não deve diminuir após a pandemia.

“Para pequenas empresas, começar o marketing pelas redes sociais é muito bom porque você pode iniciar de graça. A pandemia só acelerou processos que já estavam em curso, você não consegue deixar de ver os benefícios. ”

O Brasil é o segundo país onde as pessoas passam mais tempo na internet por dia, cerca de 10 horas, e o terceiro no ranking do maior número de horas por dia nas redes sociais, com 3 horas e 42 minutos, perdendo apenas para as Filipinas e a Colômbia. Os dados são de uma pesquisa das empresas Hootsuite e We Are Social que analisou dados de janeiro de 2021.