BandNews FM

Lula anuncia Haddad na Fazenda, Múcio na Defesa e Dino na Justiça

Presidente eleito também indicou a nomeação de Rui Costa para a Casa Civil e Mauro Vieira para o Ministério das Relações Exteriores

Rádio BandNews FM

O presidente Lula anunciou os primeiros nomes dos ministro do futuro governo
O presidente Lula anunciou os primeiros nomes dos ministro do futuro governo
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (09) os primeiros nomes para compor o primeiro escalão do futuro governo. Em entrevista coletiva na sede do gabinete de transição em Brasília, Lula confirmou a expectativa do campo político e afirmou que Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, vai assumir o Ministério da Fazenda a partir de 1º de janeiro.

O nome do petista já circulava nas bolsas de aposta e ganhou tração nos últimos dias quando foi indicado por Lula para conversar com o mercado financeiro. Nesta quinta-feira (08), Haddad participou de um encontro com o ministro da Economia Paulo Guedes para tratar da transição.

O ex-ministro do Tribunal de Contas da União José Múcio Monteiro foi confirmado como o próximo comandante do Ministério da Defesa. Com a indicação, a pasta volta a ser comandada por civil depois de três comandantes militares desde o governo de Michel Temer.

Também foram anunciados os nomes do governador da Bahia, Rui Costa (PT), para assumir a Casa Civil, o senador eleito pelo Maranhão, Flávio Dino, para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, além do nome do embaixador Mauro Vieira para o Ministério das Relações Exteriores. O futuro chanceler já tinha ocupado o posto no segundo mandato de Dilma Rousseff.

Os nomes anunciados por Lula são considerados da extrema confiança do presidente eleito e começam a transição imediatamente.

Anteriormente, o petista tinha dito que só anunciaria nomes de ministeriáveis após a diplomação no Tribunal Superior Eleitoral, prevista para a próxima segunda-feira (12). Mas disse durante esta sexta (09) ter adiantado as indicações para acelerar a transição.

Até então, o gabinete de transição estava organizado em grupos de trabalho divididos em 31 áreas. Coordenadores foram indicados para fazerem o diagnóstico das áreas e vão entregar relatórios finais até o dia 11 de dezembro para o vice-presidente e presidente eleito.

Agora, os ministros já indicados passam a coordenar os trabalhos nos grupos.

CONHEÇA OS NOVOS MINISTROS

Fernando Haddad é professor universitário da USP, a Universidade de São Paulo. Foi ministro da Educação entre 2005 e 2012, ao longo dos mandatos de Lula e Dilma. Ocupou a cadeira de prefeito de São Paulo entre 2013 e 2017.

José Múcio Monteiro é ministro aposentado do Tribunal de Contas da União, foi deputado federal e ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais no governo Lula.

Rui Costa deixa o governo da Bahia após dois mandatos e antes já tinha sido deputado federal. Ele é filiado ao Partido dos Trabalhadores.

Flávio Dino, além de senador eleito, já foi governador do Maranhão, juiz federal, deputado federal e presidente da Embratur.

Mauro Vieira é o atual embaixador do Brasil na Croácia e deve voltar a Brasília nos próximos dias. Ele já comandou o Itamaraty entre janeiro de 2015 e março de 2016.

Tópicos relacionados