O presidente Luiz Inácio Lula da Silva relançou, nesta sexta-feira (4), o programa Luz para Todos, para acelerar a distribuição de energia a áreas atualmente sem luz. Ele participou de uma cerimônia em Parintins, no Amazonas. Lula assinou um decreto que autoriza a compra de energia hidrelétrica de países vizinhos, como da Venezuela.
A ação tem como foco principal o Norte do país, região que abriga o maior porcentual de moradias sem acesso a energia elétrica, segundo o IBGE. A medida assinada pelo presidente determina que a compra de energia elétrica precise de uma aprovação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e estabelece políticas nacionais para “integração eletroenergética com outros países”.
O programa Luz para Todos já tinha sido adotado no primeiro mandato do presidente Lula, em 2003. Na época, a região que tinha o maior gargalo no setor era a Nordeste.
Durante o evento, o presidente da República também afirmou que vai assinar uma ordem de serviço para o início das obras no Linhão do Tucuruí, linha de transmissão que liga Manaus a Boa Vista e que inclui Roraima no Sistema Interligado Nacional.