Lula dá posse a Glesi e Padilha em cerimônia no Planalto

Nísia diz que sofreu campanha misógina enquanto esteve no cargo

Da Redação

Lula dá posse a Glesi e Padilha em cerimônia no Planalto
Lula durante encontro com Alexandre Padilha e Gleisi Hoffmann
Ricardo Stuckert / PR

Em cerimônia feita no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu posse aos novos ministros Gleisi Hoffmann (PT) e Alexandre Padilha (PT), que defenderam o governo Lula, o fortalecimento da democracia e enfrentamento ao negacionismo.

Gleisi, que assume a Secretaria de Relações Institucionais, garantiu que vai trabalhar pela construção de alianças no Congresso e agradeceu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo papel na defesa da democracia.

"Quero aqui reconhecer o papel do ministro Alexandre de Moraes na defesa da democracia e, agora, da soberania nacional. Respeitamos e temos relações com todos, mas o Brasil é dos brasileiros e brasileiras."

A Ministra entra no lugar de Padilha, que vai assumir o Ministério da Saúde. Durante a cerimônia o ministro adotou um discurso combativo contra o negacionismo e em defesa das vacinas. Ele anunciou que imunização será a prioridade pasta durante sua gestão.

“Terei um inimigo contra o qual nunca recuarei: o negacionismo e as ideologias que os cercam. Negacionistas, vocês têm nas mãos o sangue dos que morreram na pandemia. Nós vamos impulsionar um amplo movimento nacional pela vacinação e defesa da vida."

A solenidade também oficializou a despedida da agora ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade, que declarou que enfrentou uma campanha sistemática de ataques misóginos durante sua gestão à frente da pasta.

“Durante os 25 meses em que fui ministra, uma campanha sistemática e misógina ocorreu para desvalorizar meu trabalho, minha capacidade e minha idoneidade. Não é possível e não aceito como natural comportamento político dessa natureza."

Tópicos relacionados