O presidente Lula deve receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta sexta-feira (13). Ele está internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde a noite da segunda-feira (09), quando foi hospitalizado para passar por uma cirurgia de drenagem de um hematoma no crânio.
A previsão inicial de saída da UTI era quinta-feira (12), mas o petista precisou passar por um procedimento complementar para evitar novos sangramentos na cabeça.
De acordo com a equipe médica, a intervenção era de baixa complexidade e apenas uma medida preventiva, por isso não foi necessária a realização em centro cirúrgico e nem de anestesia geral.
O médico Roberto Kalil Filho, que comanda a equipe e acompanha há anos o presidente, ressaltou que o presidente está com a melhor recuperação possível, se alimentando, conversando e caminhando pelo hospital.
A perspectiva de alta completa segue mantida para o início da próxima semana, entre segunda (16) e terça (17).
HISTÓRICO
A cirurgia de trepanação realizada na terça-feira (10) ainda é um efeito da queda sofrida por Lula em outubro no Palácio da Alvorada. Na ocasião, ele precisou levar pontos na região da nuca e um hematoma foi formado entre cérebro e meninge.
Esse hematoma aumentou de tamanho e precisou ser drenado após o presidente relatar dores de cabeça e mal-estar.
Lula não teve nenhum dano neurológico e não terá sequelas