
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (8), que as taxações impostas por Donald Trump não terão sucesso e que o Brasil precisa manter o equilíbrio para lidar com os impactos de políticas que chamou de “tarifaço”.
“Estou vendo o comportamento do presidente Trump, nos Estados Unidos. Não sei o que vocês pensam, mas eu acho que não vai dar certo”, disse Lula durante a abertura do Encontro Internacional da Indústria da Construção, evento promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), em São Paulo.
“É importante que nós, brasileiros, mantenhamos o equilíbrio, para que possamos tomar decisões com base na nossa realidade, definir o projeto de país que queremos e colocá-lo em prática”, completou.
O presidente ainda classificou o atual crescimento econômico do Brasil como um “milagre”, em meio a um cenário global incerto, impulsionado pelas ações do presidente americano. “Apesar da taxa de juros e do Trump, está acontecendo um milagre neste país. E não é o milagre da macroeconomia, é o milagre da microeconomia”, declarou.
Lula também criticou o que classificou como uma tentativa de Trump de provocar um “cavalo de pau” na ordem global e defendeu uma agenda multilateral.
“De repente, o mundo sofre um cavalo de pau, em que um cidadão sozinho [Trump] acha que é capaz de ditar regras para tudo o que vai acontecer no mundo”, concluiu.