BandNews FM

Lula e Bolsonaro oscilam; petista tem 12 pontos de vantagem, segundo Quaest

Candidato do PT tem 45% contra 33% do atual presidente; pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira (17) mostra cenário inalterado na corrida pelo Palácio do Planalto

Rádio BandNews FM

O candidato do PT à presidência da República mantém 12 pontos de vantagem e aparece com 45% das intenções de voto na mais recente pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (17). Disputado à reeleição, Jair Bolsonaro, do PL, tem 33% das preferências.

Na comparação com a pesquisa divulgada há 15 dias, em 3 de agosto, ambos os candidatos oscilaram um ponto positivamente, dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais.

A pesquisa estimulada, quando o nome dos candidatos é apresentado ao eleitor, indica ainda:

  • Ciro Gomes, do PDT, tem 6%;
  • Simone Tebet, do MDB, 3%;
  • Brancos, nulos ou não vai votar, 6%
  • Indecisos, 6%

Vera Lúcia, do PSTU, Felipe D’Ávila, do Novo, Eymael, do DC, Sofia Manzano, do PCB, Soraia Thronicke, do União Brasil, e Leonardo Pericles, do UP, não pontuaram.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores com 16 anos ou mais, em 120 cidades, entre os dias 11 e 14 de agosto. As entrevista foram presenciais e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95%, ou seja, está é a probabilidade de acerto do cenário eleitoral neste momento. O levantamento encomendado pela corretora de valores Genial está registrada no TSE: BR-01167/2022.

A pesquisa aponta que o candidato petista está à frente de Bolsonaro no Nordeste (61% x 21%), no Sudeste (39% x 35%), no Centro-Oeste (39% x 38%) e no Norte (40% x 39%). O candidato à reeleição ganha no Sul (46% x 41%).

No Sudeste, região que concentra 43% dos eleitores, os dois primeiros colocados estavam empatados há duas semanas.

A campanha eleitoral nas ruas e o pedido de voto começou nesta terça-feira (16), fora do período de coleta do levantamento.

SEGUNDO TURNO

A Quaest também simulou um possível cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro.

O petista aparece com 51% dos votos e o candidato do PL tem 38%. Brancos e nulos são 7% e os indecisos somam 4%.

REJEIÇÃO

Quando perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, Jair Bolsonaro é rejeitado por 55% dos entrevistados. Ciro Gomes tem 52% de rejeição e Lula, 44%.

Tópicos relacionados