BandNews FM

Lula e Macron viajam ao Rio após conceder honraria ao cacique Raoni

Presidentes anunciaram programa bilionário para projetos na Amazônia e vão inagurar submarino

Rádio BandNews FM

Lula e Macron
Lula e Macron
Ricardo Stuckert/PR

Os presidentes Lula e Emmanuel Macron inauguram nesta quarta-feira (27) o terceiro submarino construído em uma cooperação entre os governos do Brasil e da França no Complexo Naval da Marinha em Itaguaí, no Rio de Janeiro.

O programa prevê a entrega de cinco submarinos de propulsão nuclear. No encontro desta semana, os países devem selar a continuidade da parceria e criar uma nova fase do projeto com foco em helicópteros militares e energia nuclear de uso civil.

Nesta terça-feira (26), Lula e Macron anunciaram investimentos de € 1 bilhão (cerca de R$ 5,4 bilhões) para programas desenvolvidos na Amazônia brasileira e na Guiana Francesa, território ultramarino da França na América do Sul.

A cooperação vai focar em bioeconomia e terá financiamento de agências públicas de ambos os países, incluindo o BNDES.

O presidente francês também concedeu ao cacique Raoni a maior honraria francesa e reunir com lideranças indígenas. A visita a Belém ocorre no contexto de preparação para a cidade sediar a próxima Conferência do Clima da ONU, a COP 30, em 2025.

Depois da passagem pelo Rio de Janeiro, o presidente francês viaja a São Paulo para participar do Fórum Econômico Brasil-França, organizado pela Fiesp, na Avenida Paulista.

Tópicos relacionados