O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do lançamento do Novo PAC-Seleções, nesta quarta-feira (27), em Brasília. O governo federal prevê um investimento de R$ 65 bilhões em projetos prioritários selecionados por estados e municípios.
Durante o lançamento, Lula disse que está “aberto ao diálogo” com os prefeitos para que seja possível atender as demandas e acrescentou a necessidade de contratação de pessoas da comunidade para gerar empregos.
Os entes federativos podem inscrever propostas no período entre 9 de outubro e 10 de novembro. O objetivo é fazer novas obras, retomar as paradas e acelerar as que estão em andamento, visando atender áreas consideradas essenciais, como saúde, educação e mobilidade.
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que coordena a primeira etapa do projeto, agradeceu o empenho do Congresso e afirmou que a ideia do programa é retomar o pacto federativo. O Executivo também quer fechar parcerias com o setor privado. A segunda etapa do PAC-Seleções deverá ser lançada no início de 2025 com mais de R$ 70,8 bilhões em investimentos.