Lula oscila e vantagem sobre Bolsonaro chega a 10 pontos, segundo Quaest

Petista aparece com 44% das intenções de voto, enquanto candidato à reeleição tem 34%

Rádio BandNews FM

Lula oscila e vantagem sobre Bolsonaro chega a 10 pontos, segundo Quaest Foto: TV Band
Lula oscila e vantagem sobre Bolsonaro chega a 10 pontos, segundo Quaest
Foto: TV Band

A mais recente pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (21) indica um aumento na vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, sobre o candidato à reeleição Jair Bolsonaro, do PL. O petista oscilou positivamente dois pontos, dentro da margem da margem de erro, enquanto o atual presidente se manteve estável em uma semana.

Lula aparece com 44% da preferência contra 34% do atual ocupante do Palácio do Planalto. Na semana passada, o petista tinha 42% e Bolsonaro os mesmos 34%.

Ciro Gomes, do PDT, passou de 7% para 6%; Simone Tebet, do MDB, aparece com 5%, na sondagem anterior, ela tinha 4%.

Soraia Thronicke, do União Brasil, se manteve com 1%.

Os demais candidatos não pontuaram. São eles: Felipe D’Ávila, do Novo, Leonardo Pericles, do UP, Sofia Manzano, do PCB, Vera Lúcia, do PSTU, Constituinte Eymael, do DC, e Padre Kelmon, do PTB.

Os indecisos somam 5%, assim como os brancos, nulos ou que não pretendem votar.

A Quaest aponta que Lula recuperou terreno entre os homens e os evangélicos, público até então mais fiel ao presidente Jair Bolsonaro. O instituto ainda apontou aumento na rejeição do atual presidente, 54% dos eleitores dizem não votar de jeito nenhum naquele que busca a reeleição. Mesmo índice de Ciro Gomes, do PDT. Lula é rejeitado por 46% dos eleitores.

SEGUNDO TURNO

Na simulação de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 50% a 40%.

O instituto afirma que hoje não dá para garantir a existência de um segundo turno, visto que Lula tem 48,9% dos votos válidos. E aumentou os eleitores de Simone Tebet que dizem votar no petista para que o pleito termine em primeiro turno.

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 17 e 20 de setembro, com duas mil entrevistas presenciais, em 120 cidades. O levantamento encomendado pela gestora Genial Investimentos está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR 04459/2022.

A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.