BandNews FM

Lula sobe e Bolsonaro tem grande rejeição na pesquisa Ipec; Renato Meirelles repercute

Nova pesquisa aponta diferença significativa entre Lula e Bolsonaro nas intenções de votos no primeiro turno de 2022

Rádio BandNews FM

Lula sobe e Bolsonaro tem grande rejeição na pesquisa Ipec; Renato Meirelles repercute
Lula sobe e Bolsonaro tem grande rejeição na pesquisa Ipec; Renato Meirelles repercute
Agência Brasil

A pesquisa Ipec aponta que 49% dos eleitores votariam em Lula (PT) para a presidência já no primeiro turno; 23% declararam voto no atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido); 7% votariam em Ciro Gomes (PDT) e 5% votariam em João Doria (PSDB).

A pesquisa Ipec foi divulgada na madrugada desta sexta-feira (25). O levantamento aponta ainda que ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM) aparece com 3% das intenções de votos. 10% afirmam que votariam em branco ou anulariam o voto. 3% não sabe ou não respondeu.

O Ipec é um instituto criado por ex-executivos do Ibope, que anunciou o encerramento das atividades no ano passado.

O levantamento foi feito entre 17 e 21 de junho e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos.

ANÁLISE

Na coluna do "Brasil em Retratos”, o presidente do Instituto Locomotiva Renato Meirelles afirma que Lula cresceU significativamente em comparação ao atual presidente Jair Bolsonaro.

Renato conversou com a Sheila Magalhães, o Luiz Megale e a Carla Bigatto sobre o fato de que, pela primeira vez, Lula tem mais que o dobro das intenções de votos de Jair Bolsonaro.

Ele ressalta que "todo o movimento do presidente Bolsonaro é uma estratégia de rede social; isso significa que se criaram grupos muito homogêneos entre si, grupos mais fechados. O ponto negativo disso é que o nível de rejeição de Bolsonaro é muito grande em comparação aos outros possíveis candidatos."

O novo colunista da BandNews FM ainda afirma que a pesquisa é muito preliminar e mostra que "Bolsonaro só ganha do Lula no segundo turno. Lula só tem chance de ganhar do Bolsonaro no segundo turno. Nesse cenário, uma terceira via é impossível."

Outro detalhe destacado pelo presidente do Instituto Locomotiva são os votos da parcela evangélica da população, que apresentam empate técnico entre Lula e Bolsonaro.

Renato Meirelles participa, ao vivo, da programação da BandNews FM todas às quartas-feiras, às 11h25, e nas sextas-feiras, às 8h40.

Confira:

Tópicos relacionados