BandNews FM

Lula viaja para Egito e Etiópia para tratar de novas relações comerciais

Países africanos recentemente foram aceitos como membros do Brics, bloco econômico que reúne economias emergentes

Rádio BandNews FM

Lula viajará para Egito e Etiópia
Lula viajará para Egito e Etiópia
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Topo

O presidente Lula viaja, na tarde desta terça-feira (13), para o Cairo, capital do Egito, para se encontrar com o presidente Abdul Fatah Khalil Al-Sisi. Na sexta-feira (16), Lula chega à capital da Etiópia, Adis Abeba, para participar como convidado da Cúpula da União Africana, evento marcado para os dias 17 e 18 e que contará com líderes de 55 países africanos.

Recentemente, os dois países passaram a integrar o bloco dos Brics, que reúne as principais economias emergentes do mundo. Além de Egito e Etiópia; Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita também ingressaram no bloco econômico.

O giro de Lula pela África é parte da estratégia do presidente da República de diversificar os parceiros do Brasil nas relações exteriores. O brasileiro também busca fortalecer alianças com países em desenvolvimento, investindo na chamada diplomacia do sul global.

Essa será a primeira viagem internacional do presidente Lula em 2024.

O Egito é um país importante do norte da África conseguindo desenvolver negócios com Rússia, China e Estados Unidos, além de ter a 14º maior população do mundo. Há a expectativa que nos próximos meses as exportações de produtos agrícolas para os egípcios aumentem.

O convite para a Etiópia ingressar no bloco econômico dos Brics foi motivado pelo potencial de desenvolvimento que o país apresenta.

Tópicos relacionados