BandNews FM

Mãe solo, Samara Felippo fala sobre racismo contra as filhas: “furou minha bolha branca”

Em entrevista ao podcast Pretoteca, atriz afirmou que vai continuar denunciando ataques que as crianças negras recebem na internet

Rádio BandNews FM

A atriz Samara Felippo prestou queixa contra as pessoas que publicaram ofensas racistas contra suas filhas, de oito e 12 anos, na internet. Em entrevista ao podcast Pretoteca, da BandNews FM, apresentado pelas jornalistas Cynthia Martins e Milena Teixeira, a artista afirmou que “não vai deixar o caso passar”.

O podcast é disponibilizado toda sexta-feira no site da BandNews FM e nos principais agregadores de áudio.

Na última semana, Samara compartilhou comentários que recebeu sobre o cabelo das meninas, que são negras. Nos prints das mensagens, havia a seguinte frase: “ os cabelos de suas filhas são horrorosos”.

Na conversa com as jornalistas, Samara também falou sobre outros episódios de racismo envolvendo as filhas, que são fruto do relacionamento da atriz com o jogador de basquete Leandrinho.

“Elas já passaram por episódios racistas na escola e chegavam em casa reclamando. Então eu sentei e expliquei o que era racismo. Eu dou nome ao racismo. Explico sempre”, conta a atriz.

A atriz diz ainda que a maternidade a ajudou a buscar outras referências: “Minha filha quis alisar o cabelo com sete anos de idade. Aquilo foi um baque para mim. Então, eu fui buscar fazer com que minha filha se enxergasse... Fui atrás de livros com protagonistas negros, fui atrás de mulheres negras em cargos de poder, filósofas... Costumo dizer que a maternidade furou minha bolha branca”, diz.

PESQUISA CRIANÇAS NEGRAS

Crianças de zero a seis anos que vivenciaram o racismo podem desenvolver doenças crônicas – como diabetes, pressão alta, obesidade e distúrbios respiratórios – na vida adulta.

De acordo com um estudo inédito, que foi lançado nesta quinta-feira (7) pelo Núcleo Ciência Pela Infância, a questão racial pode prejudicar psicologicamente e fisicamente o desenvolvimento de crianças negras.

Dados do IBGE apontam que 50,7% dos negros são diagnosticados com hipertensão, contra 24% dos brancos.

Em relação as pessoas diagnosticadas com diabetes, os negros também saem na frente:15%, contra 8% dos brancos.

O racismo na primeira infância é tema do podcast Pretoteca desta semana.

Toda sexta tem episódio novo no site da Rádio BandNews FM e em todos os tocadores.

Confira o episódio desta semana: 

Tópicos relacionados