BandNews FM

Maior terremoto em 60 anos sacode o Alasca e autoridades emitem alerta de tsunami

Moradores foram orientados a procurar abrigo em áreas elevadas; agência japonesa avalia possíveis impactos no país

BandNews FM

Alerta para tsunami foi emitido após terremoto de 8,2 de magnitude.
Alerta para tsunami foi emitido após terremoto de 8,2 de magnitude.
Foto: Reprodução/US Tsunami Warning System

Autoridades do Alasca reforçam o pedido para que a população procure abrigo na região sul do estado americano, além de deixar as áreas costeiras do Pacífico. Um terremoto de magnitude 8,2 foi registrado na madrugada desta quinta-feira (29) e há alerta de tsunami.

Esse é o maior abalo sísmico sentido nos Estados Unidos desde a década de 1960. Segundo o Serviço Geológico norte-americano, houve pelo menos dois tremores secundários, de magnitudes 6,2 e 5,6. Não há maiores informações sobre estragos provocados.

Nas redes sociais, americanos compartilharam a fuga da população para áreas mais altas e as sirenes de alerta para o esvaziamento das áreas sob risco.

Em relação à possibilidade de tsunami, foi cancelado por volta das 6h (no horário de Brasília) o alerta emitido para o Havaí e Guam, território norte-americano localizado no Pacífico. Já no Japão, a Agência Meteorológica do país afirmou que está monitorando a situação.  

Autoridades da Nova Zelândia também avaliam a existência de algum perigo para as regiões costeiras do país. O Alasca faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico, área de intensa atividade sísmica.

Tópicos relacionados