Segundo o balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual na manhã desta quinta, desde o início do período chuvoso, em outubro do ano passado, 55 mil 461 pessoas ficaram desalojadas, e outras 9 mil e 72, desabrigadas.
Em comparação com os números da última quinta (10), a quantidade de pessoas que foram para a casa de parentes aumentou em 6 mil 117. O estado também registrou uma morte a mais, a de uma senhora de 52 anos, que teve o carro arrastado pela correnteza em Cataguases, na Zona da Mata. O total de óbitos é de 26.
Também foi emitido pela defesa civil estadual um alerta de inundação para municípios da região central de Minas. As cidades de Itabira, Conceição do Mato Dentro e Ribeirão das Neves estão sob risco moderado de deslizamentos e alagamentos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, mais de 650 municípios mineiros estão sob alerta de chuvas intensas, com ventos de até 100 quilômetros por hora e riscos de quedas de árvores, cortes de energia e descargas elétricas.
O tempo instável deve prevalecer até o próximo domingo (20), com possibilidade de temporais, inclusive para a Grande Belo Horizonte e Região Central, além da Zona da Mata e dos Vales do Aço e do Rio Doce.