A cidade de Manaus amanhece com uma densa nuvem de fumaça nesta quinta-feira (28). A qualidade do ar nos bairros de Aparecida, Centro e Cachoeirinha, na Zona Sul, é considerada péssima, apresentando uma concentração de MP2.5 entre 160 e 230, segundo a plataforma Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva).
Na Zona Oeste da capital amazonense, os bairros Dom Pedro, Santo Agostinho e Lírio do Vale estão com médias consideradas ruins, entre 132 e 139.
Apenas as Zonas Leste e Norte registram índices considerados bons e moderados. O bairro Cidade Nova com concentração de poluição do ar de 13 e 14, já a região de Jorge Teixeira está com MP2.5 está em 20.7.
O MP2.5 significa material particulado fino, que são partículas de poeira muito pequenas no ar e que podem entrar no sistema respiratório das pessoas com mais facilidade.
O Selva é uma ferramenta lançada na última terça-feira (26) pela Universidade do Estado do Amazonas. A principal função da plataforma é monitorar queimadas e fornecer informações sobre a localização e a intensidade do fogo, permitindo uma resposta mais eficaz das autoridades.
A plataforma mostra que de 0 a 50 a qualidade do ar é considerada satisfatória ou moderada.