BandNews FM

Maranhão confirma mutação indiana do coronavírus em tripulação de navio

Um dos pacientes foi internado e o restante da tripulação de um navio segue ancorada sem permissão para atracar no Maranhão

Por

Testagem do coronavírus
Testagem do coronavírus
Foto: Fiocruz/Itamar Crispim

O governo do Maranhão confirma os primeiros casos de Covid-19 provocados pela variante do coronavírus originária da Índia em pacientes aqui no Brasil. Os seis contaminados fazem parte da tripulação de 24 pessoas de um navio que saiu da África do Sul com destino a São Luis com uma carga de minério de ferro.

Um dos pacientes segue internado em um hospital da capital maranhense, com quadro de saúde estável. O tripulante de 54 anos foi levado de helicóptero para o hospital.

A confirmação ocorreu após exame no Instituto Evandro Chagas, da Fiocruz, e foi comunicado a Agência Nacional de Vigilância Sanitária no último domingo (16) e divulgado pelas autoridades nesta quinta-feira (20).

A variante da Índia já foi classificada como uma “preocupação global” pela Organização Mundial da Saúde por ser altamente transmissível.

Segundo o secretário, 15 tripulantes apresentaram sintomas de Covid-19 e foram testados. O genoma identificado em seis desses confirmou a cepa indiana.

Toda a tripulação está isolada no navio, que segue ancorado sem permissão para atracar na costa maranhense.

As 100 pessoas que tiveram contato com tripulantes também estão isoladas.

A cepa indiana já havia sido confirmada na argentina. O único país da América do Sul com o registro até então.

Quando a argentina identificou a cepa, um comunicado foi enviado para os três estados do Sul do Brasil como um alerta, repercutido no sábado, 14.