Média de dias seguidos sem chuva subiu de 80 para 100, explica especialista

Lincoln Alves, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), falou sobre o "novo normal" com períodos de maior estiagem e aumento de temperaturas pelo território nacional

BandNews FM

O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Lincoln Alves, concedeu uma entrevista exclusiva ao Entre Nós, a BandNews FM, durante a tarde desta quinta-feira (12) e falou sobre o longo período de estiagem que assola o Brasil.

De acordo com o especialista é possível observar que as características climáticas do século passado não existem mais, ou seja, há uma mudança de ciclos na natureza.  

"No Brasil, esse sinal é bastante claro em todas as regiões do Brasil, já conseguimos observar padrões de mudança, característico de mudanças de clima", explicou.

No entendimento de Lincoln, houve um avanço expressivo sobre a velocidade em que as mudanças climáticas ocorreram, que não foi previsto nos anos passados pelos pesquisadores.

"Aumento da temperatura em regiões do Brasil como a região Centro-Oeste, sertão nordestino, já ultrapassaram a média de 3 graus acima dos valores médios. Muito acima da média global", completou.

Tópicos relacionados