O âncora Luiz Megale, da BandNews FM, comentou durante a manhã desta terça-feira (30) a respeito do anúncio protagonizado por Elon Musk de que sua empresa - a Neuralink - realizou o primeiro implante de chip humano na história.
Segundo o empresário bilionário, que também é dono do X (antigo Twitter), da Tesla e da SpaceX, a intenção é fazer com que os seres humanos possam controlar dispositivos eletrônicos através do pensamento.
Batizado de "Telepathy" (Telepatia, em inglês), o dispositivo teve a autorização da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla inglês) para que houvesse uma implementação em um humano em maio de 2023.
“Muito esquisito isso. Tem alguém que você confia tanto para confiar o seu cérebro? Não quero parecer um negacionista, mas estamos falando de controle de pensamento. Será que precisamos mesmo avançar nesse sentido?”, questionou Megale.
Acho que deve haver um limite para a tecnologia. Vamos virar uma máquina? Se você vai usar um chip para controlar seu celular, nada impede que alguém controle seu cérebro por esse chip.
Musk se posiciona
Através de sua conta no X, Musk afirmou que o primeiro implantado está em boas condições e se recupera bem da cirurgia. Em seguida, deu detalhes sobre os próximos passos da Neuralink e da Telepathy.
"Os primeiros usuários serão aqueles que perderam o uso dos membros. Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo", publicou.