BandNews FM

Meia colombiano James Rodríguez é apresentado no São Paulo

Jogador, com passagens por Bayern de Munique e Real Madrid, ainda não tem data para estrear

BandNews FM

Meia colombiano James Rodríguez é apresentado no São Paulo
James Rodríguez é apresentado no São Paulo e vai usar camisa 19
Alinne Fanelli

O São Paulo apresentou, nesta terça-feira (1º), o meia atacante colombiano James Rodríguez, que teve passagens por clubes como o Real Madrid, da Espanha, e o Bayern de Munique, da Alemanha. O jogador assinou um contrato com o tricolor paulista até junho de 2025.

O atleta vai usar a camisa 19, já que a 10 está ocupada, com o atacante Luciano. James Rodríguez já usou a 19 no Porto, em Portugal. O lateral-direito Rafinha teve papel fundamental na negociação do reforço. Os dois jogaram juntos no Bayern de Munique, na Alemanha. “Foram muitos fatores [para aceitar a proposta], o clube é muito grande todo mundo sabe. Eu gosto de conquistar títulos então é perfeito. Eu estou feliz também. Eu falei com o Rafa por quatro dias seguidos e foi um fator importante para eu vir para cá”, disse.

James Rodríguez ainda não tem data para estrear pelo São Paulo. Ele não entra em campo desde abril. Na coletiva de imprensa de apresentação, ele tratou sobre a forma física. “Estou bem fisicamente, mas a verdade é que preciso treinar. Para ter ritmo de jogo e isso pode levar dias. E é no dia-a-dia que a gente vai trabalhar para chegar bem e poder jogar. Ainda falta um pouco, mas estou bem fisicamente”, afirmou.

A apresentação ocorreu logo depois do treinamento do time nesta terça-feira. Na entrevista, Rodríguez foi indagado sobre a grande quantidade de jogos da temporada brasileira. “No último dia ano na Grécia eu joguei muito mais jogos. Eu estava muito bem fisicamente. É verdade que aqui (no Brasil) tem muitos jogos, mas estou pronto para ajudar. E pode ser de qualquer jeito, seja no jogo ou fora, porém, eu quero jogar sempre”, pontuou.

James Rodríguez tem 32 anos e chega ao 10º clube da carreira em 10 países diferentes. Ele começou a carreira profissional em 2006 no Envigado, da Colômbia, de onde seguiu para o Banfield, da Argentina. Em 2010, foi transferido para o Porto, de Portugal, que o catapultou para o Mônaco, que disputa a liga francesa.

O desempenho na Copa do Mundo de 2014 pela seleção colombiana o levou a ser contratado pelo Real Madrid, na Espanha, mas a falta de sequência fez com o que o clube decidisse emprestá-lo para o Bayern de Munique, da Alemanha.

Vencido o contrato no Real Madrid, James Rodríguez foi contratado pelo Everton, da Inglaterra, time que defendeu por apenas uma temporada, a 2020-21. Na sequência, se transferiu para o Al-Rayyan, do Catar, onde ficou por mais um ano.

Ele estava sem clube desde que deixou o Olympiacos, da Grécia, equipe pela qual atuou na temporada 2022-23. Por lá, foram 23 partidas disputadas, com cinco gols marcados e seis assistências.

Na carreira, Rodríguez venceu dois títulos da Liga dos Campeões (ambos pelo Real Madrid), uma Liga Europa (pelo Porto), dois Mundiais (pelo Real) e um prêmio Puskas, de gol mais bonito do ano (em 2014, com um chutaço de fora da área pela Colômbia contra o Uruguai, nas oitavas de final da Copa do Mundo, depois de matar a bola no peito e virar o corpo.

James Rodríguez se mostrou ansioso pela estreia pelo São Paulo. “Já vi dois jogos daqui. O futebol brasileiro tem muita técnica e muita qualidade. Isso é bom para mim também, então eu estou feliz, porque é um futebol técnico e eu gosto de competir também”, elogiou o novo meia-atacante do tricolor paulista.

Com a chegada de Rodríguez, o São Paulo passa a contar com nove estrangeiros no elenco. Além do colombiano, o clube conta também com os argentinos Calleri, Galoppo e Alan Franco, com os equatorianos Arboleda e Jhegson Méndez, com os uruguaios Gabriel Neves e Michel Araújo e com o venezuelano Ferraresi.