Meta interrompe recursos de Inteligência Artificial no Brasil

Medida foi tomada após pedido da Autoridade Nacional de Proteção de Dados

Rádio BandNews FM

Meta interrompe recursos de Inteligência Artificial no Brasil
Meta, dona do Facebook
REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

A Meta, empresa dona do Whatsapp, Facebook e Instagram, interrompeu os recursos de Inteligência Artificial generativa que estavam ativos no Brasil nesta quarta-feira (17).

A decisão foi tomada após a Autoridade Nacional de Proteção de Dados determinar que a empresa suspendesse a coleta de dados para treinar a ferramenta de Inteligência Artificial da empresa no último dia dois de julho.

De acordo com a ANPD, o treinamento da IA da Meta tinha indícios de violação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que controla a privacidade e o uso de dados pessoais no Brasil.

A ANPD determinou ainda uma multa diária de R$ 50 mil, caso a Meta descumprisse a medida.

Até a determinação, a empresa utilizava imagens e textos compartilhados publicamente nas redes sociais pelos usuários para treinar o recurso de IA. Com os dados, a ferramenta é capaz de criar figurinhas de WhatsApp, por exemplo, além de novas fotos, textos e códigos de programação.

Em nota, a Meta diz lamentar a decisão da ANPS: “Isso é um retrocesso para a inovação e a competividade no desenvolvimento de IA, e atrasa a chegada de benefícios da IA para as pessoas no Brasil".

Tópicos relacionados