BandNews FM

México vai exigir visto de brasileiros para conter imigração ilegal para os EUA

Exigência de visto para brasileiros foi extinta pelo México em 2004. Segundo governo mexicano, volta dos vistos é provisória

BandNews FM

México vai exigir visto de brasileiros para conter imigração ilegal para os EUA
México vai exigir visto de brasileiros para conter imigração ilegal para os EUA
Foto: Divulgação/Agência Lusa

O Governo do México anunciou a volta da exigência de visto para os turistas brasileiros. A medida busca controlar a imigração ilegal para os Estados Unidos e que utiliza a extensa fronteira entre os países. A medida foi informada em documento oficial nesta quinta-feira (14) e ainda não tem data para entrar em vigor.

A atitude busca diminuir a crise migratória que ocorre de forma terrestre entre o território mexicano e o americano. Entre outubro de 2020 e setembro de 2021, 46 mil brasileiros foram detidos na fronteira americana após tentarem ingressar ilegalmente no país. O número mais que dobrou quando se comparado com o ano de 2019, quando foram registrados 19 mil imigrantes ilegais detidos.

O México informou no documento que a medida é temporária. “Os fluxos migratórios de brasileiros poderiam continuar utilizando indevidamente a supressão do requisito de vistos em passaportes ordinários para entrar no México com um fim diferente do permitido”, afirma o Ministério do Interior.

A medida que colocou fim na exigência de visto para brasileiros foi assinada em 2004, por meio de um acordo entre os dois países latinos.

MORTES NA FRONTEIRA

As tentativas de atravessar a fronteira até os Estados Unidos são consideradas cada vez mais perigosas. O caso da brasileira Lenilda dos Santos, de 49 anos, é um exemplo da calamitosa questão migratória. Lenilda morreu no deserto americano por fome e sede após ser abandonada pelo coiote, pessoa que trabalha facilitando ilegalmente o ingresso de imigrantes.

Tópicos relacionados