BandNews FM

Minas Gerais confirma caso da variante indiana e Ministério da Saúde monitora situação no país

O Brasil soma 8 casos da variante; 6 casos em São Luís (MA), um em Campos dos Goytacazes (RJ) e outro em Minas.

Rádio BandNews FM

Minas Gerais confirma caso da variante indiana e Ministério da Saúde monitora situação no país
Minas Gerais confirma caso da variante indiana e Ministério da Saúde monitora situação no país
AFP

O Governo de Minas Gerais confirmou que um morador de Juiz de Fora testou positivo para a variante indiana do coronavírus. O estado de saúde é estável e está internado e solado desde o dia 22 de maio. Esse é o primeiro registro de contaminação pela cena indiana no estado, confirmado nessa quinta-feira (27). Segundo o Governo do Estado, o homem - que esteve recentemente na Índia - se deslocou de carro de São Paulo a Juiz de Fora, em Minas Gerais. Ele teve contato apenas com a esposa, que está assintomática, em isolamento domiciliar e sendo monitorada.

A Anvisa declarou, em nota, que o paciente chegou no Brasil pelo aeroporto internacional de Guarulhos (SP), em 18 de maio. De acordo com o órgão, o passageiro passou “pelo controle sanitário da Anvisa no Aeroporto de Guarulhos, apresentou teste RT-PCR negativo realizado dentro das 72h previstas pela portaria, além de Declaração de Saúde, não tendo reportado nenhum sintoma e tendo sido orientado a permanecer em quarentena”.

Os primeiros seis casos de pessoas contaminadas pela cepa indiana foram confirmados no dia 20 de maio, sendo todos eles tripulantes do navio Mv Shangon Da Zhi, ancorado em São Luiz, no Maranhão.

Nessa semana, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo identificou o primeiro caso de infecção da covid-19 provocado pela variante indiana no Estado. Assim como no caso de Juiz de Fora, o passageiro desembarcou em Guarulhos apresentando um teste negativo. Fez um teste ainda no aeroporto e, em seguida, embarcou para o Rio de Janeiro.